quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Aldeia da Mata Pequena - Turismo de Habitação

Diogo e Ana Batalha - Criadores do Projecto
Fonte da Imagem: http://migre.me/hYhGR


Diogo Batalha é o responsável da Aldeia da Mata Pequena, um projecto que existe há 13 anos que se desenvolveu gradualmente nesta aldeia. Esta situa-se numa pequena aldeia próxima de Mafra o Diogo vai-nos falar do seu empreendimento e como surgiu.

Diogo, diga-nos há quanto tempo trabalha neste projecto?

Eu trabalho neste ramo desde que iniciei este projecto na Aldeia da Mata Pequena, o projecto arrancou há 10 anos, isto na fase de implementação, já o funcionamento propriamente dito vai com 8 anos, estamos a receber hóspedes há 8 anos.

O que é que acha que os turistas procuram quando vêm para cá?

 A nossa ideia foi desenvolver um projecto que fosse diferente das outras coisas que existem na envolvente mais próxima. Procurávamos uma aldeia antiga com forte potencial para ser bem preservada com os elementos caracterizadores que estivessem cá todos, os lagares, as salgadeiras, os pombais… As próprias casas apesar de estarem em ruínas a identidade delas era importante que ainda estivesse preservada. E depois, claro, uma paisagem envolvente com qualidade. E de facto, encontrámos isso tudo na Aldeia da Mata Pequena com a particularidade de estarmos muito próximos de um centro urbano, nomeadamente Lisboa. Isso é uma vantagem competitiva muito grande, garante-nos que tenhamos taxas de ocupação altas porque mesmo nos períodos de inverno temos uma ocupação razoável.

O que é que o estabelecimento tem para oferecer aos turistas?

Autenticidade, as pessoas procuram um sítio para descansar mas procuram também um sítio genuíno, daí que por exemplo não fosse uma aldeia-museu, uma aldeia sem vida. Para nós é importante que existam residentes, nossos vizinhos, que ainda tem as suas hortas os seus animais de quinta o que confere à aldeia, uma certa vida, uma naturalidade que é procurada pelos nossos hóspedes. Para além disso procuram, ainda, uma paisagem envolvente preservada, silêncio, tranquilidade e nós conseguimos oferecer isso tudo a "dois passos de Lisboa".

Os vossos hóspedes são frequentes? São novos?

Sim, nós fazemos questão de receber bem os nossos hóspedes todos na esperança que eles regressem de facto isso tem acontecido. Em todos os fins-de-semana temos hóspedes reincidentes, todos sem excepção, temos casos quase cómicos de pessoas que em 8 anos de actividade já vieram mais de 50 vezes portanto isso para nós é muito importante, pois não há melhor prova de satisfação do que estarmos a ver os nossos hóspedes a regressar repetidamente. Isso acontece de facto quer no inverno, com estadias curtas, quer no verão, com estadias mais prolongadas acontecem situações de reincidência até mesmo com hóspedes estrangeiros.

Neste estabelecimento em que categorias o vosso turismo se encontra inserido?



Esta questão tem muito que se lhe diga, nós onde privilegiamos diferentes abordagens: o turismo de natureza, relacionado com as actividades que se podem fazer na envolvente da aldeia, passeios pedestres, passeios de BTT, temos as burricadas, com os nossos animais de quinta e tem também a ver com o facto de as pessoas pretenderem fazer uma viagem ao passado e a Aldeia da Mata Pequena remete-nos muito para isso de forma que os turistas retomem o contacto com uma realidade que entretanto já desapareceu, mas que tem a ver com a forma como as pessoas viviam há 100 ou 200 anos atrás. E isso acaba por ser um ponto de interesse também. As vezes até temos hospedes com mais idade que ficam comovidos com o interior das casas e começam a recordar-se de objectos e elementos que faziam parte do seu quotidiano há 50 anos atrás e que perderam o rasto e de repente são confrontados com estes .


Queríamos acima de tudo, agradecer ao Diogo Batalha pela disponibilidade imediata em responder às questões colocadas  e por nos ajudar com este blog que ainda se encontra numa fase inicial.

Site da Empresa:
http://www.aldeiadamatapequena.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário